segunda-feira, 16 de abril de 2012

Layouts e estilos de aquários plantados

Dentro do aquarismo doce plantado podemos classificar em três variações quanto ao layout, havendo  diferenciações com relação a disposição de todos elementos (o próprio substrato, troncos, rochas e flora) presentes na montagem do aquário.

Vamos descrever primeiramente os tipos de layout e suas características mas antes, digamos que, podemos e devemos usar todos de triângulos, sejam eles equiláteros, escalenos, isosceles e irregulares para a construção de um laout independentemente de seu tipo.


Layout Triangular

No layout triangular, os triângulos podem ser usados para definir a disposição das plantas, do hardscape (troncos e rochas), da areia, em todas as direções e diferentes ângulos de visão. Quando nós consideramos este fato, poderemos observar o tanque de lados diferentes, nós fazemos com que o próprio aquário seja uma forma relativamente nova e complexa da arte. Para a disposição triangular básica, divida o lado do aquário com uma linha diagonal de modo que haja dois triângulos. A base da areia inclina-se para cima, assim é mais rasa na parte dianteira, elevando-se gradualmente para trás, dessa forma dando a sensação de profundidade. Quando visto dos lados, a seção dianteira mais baixa do triângulo inferior será composta por plantas pequenas, e a seção traseira mais elevada com plantas altas. A altura crescente das plantas formará uma linha diagonal invisível dado forma ao perímetro do triângulo.
60L Aquaruim by FAAO - Aquascaping

Aquário Syrah by FAAO - Aquascaping

Layout Ilha

Este layout é produzido colocando-se troncos, rochas e plantas altas de modo mais centralizado no aquário, deixando um espaço circular como perímetro.
Está é uma montagem relativamente simples de se realizar mas que requer alguma técnica para sua execução. Podemos alcançar um bom resultado posicionando todos os elementos ligeiramente fora do centro do aquário. Tanques de comprimento e largura com medidas iguais ou bem semelhantes são os que apresentam os melhores resultados. Algumas medidas de aquários sugeridas para este tipo layout: 30x30x30cm, 60x45x30cm ou 90x60x45cm.

Origens by FAAO - Aquascaping



Layout Espelhado

Também conhecidos como layout em U ou V. Na composição deste layout a idéia é criar uma espécie de reflexo do lado de destaque do aquário. Troncos, rochas e plantas altas são dispostas nas laterais e a área central permanece livre.Ambos os lados não devem, no entanto, ter o mesmo tamanho, mas devem variar nas proporções de 2:1, 3:1 ou ainda na razão da Proporção de Ouro, também conhecida como ponto focal (explicada pela sequência de Fibonacci, vou esplanar melhor sobre esse assunto em uma próxima postagem), que de maneira resumida dividimos o comprimento do aquário por 1,618 e a maior parte desta divisão é a de destaque. Este layout é ideal para tanques com comprimentos superiores a 150cm são ideais para este tipo de layout.
Separados por um rio by FAAO - Aquascaping




E quando falamos de estilos de aquários plantado, encontramos basicamente dois estilos com características bem definidas e tradicionais quanto a disposição da flora. O estilo holandês é estilo mais antigo, visa que as espécies da flora sejam organizadas em grupos, formando moitas, adjacentes umas as outras. Neste estilo é necessário que tanto o substrato quanto o vidro do fundo estejam totalmente encobertos pela flora, porém observando que a copa das mudas não ultrapasse a altura da superfície da água. Rochas e troncos não são utilizados nesta montagem, exceto quando para fins de fixação de determinadas plantas, desde que não estejam visíveis, ou seja, que estejam totalmente encobertos pelas plantas.




O outro estilo é o Natural ou Nature Aquarium mundialmente conhecido e difundido pelo aquarista e fundador da ADA - Aqua Design Amano - Takashi Amano, atualmente o mais popular, tendo basicamente como conceito principal representar cenários naturais, como florestas, rios, planícies, lagos, etc, tornando-se assim um estilo mais flexíxel e permitindo uma infinidade de construções.Neste tipo de montagem também são permitidos padrões geométricos diversos, alternando áreas plantadas com áreas livres, bem como a utilização possível, e quase indispensável, de rochas e/ou troncos, tanto o substrato quanto o fundo do aquário podem ficar visíveis ou parcialmente visíveis. Abaixo alguns dos trabalhos de Takashi Amano.