terça-feira, 24 de abril de 2012

Aquapaisagismo: uma dimensão toda nova

Esta nova publicação é a tradução e adaptação de um artigo de James Findley - principal aquapaisagista no Reino Unido e fundador do the green machine - onde ele apresenta seu último trabalho intitulado de "Tributary" e uma novidade da ADA, os aquários ADA Cube Garden-F series que são nada mais que aquários rasos.


Este tipo de aquário abre um mundo totalmente novo para o aquapaisagista, permitindo que sua criatividade e imaginação flua livremente. James Findley explica que estes aquários não são apenas incríveis de se trabalhar, mas também é possível conseguir excelentes resultados e ampla oportunidade presente para a experimentação individual e interpretação artística.

No Tributary James Findley demonstra o que pode-se alcançar com estes inusitados aquários.

Foto tirada após a montagem

Fotos do resultado final da montagem




 




Vídeo da montagem
Algo novo

James escolheu o ADA Cube Garden 120-F (120x30x20cm), porque ele queria a oportunidade de experimentar algo novo: "Tanques rasos proporcionam uma oportunidade fantástica de fazer algo um pouco diferente, e realmente experimentar o aquapaisagismo em uma forma divertida e criativa. A variedade é uma das coisas que eu amo sobre o aquapaisagismo, e elevando seus limites é o que o torna tão divertido e emocionante".

Ele ainda acrescenta que uma das coisas que ele particularmente gostou sobre como trabalhar em um aquário deste tamanho foi a oportunidade de experimentar o crescimento da planta emergente e à colocação de hardscape fora dos parâmetros tradicionais do aquário: "Isso cria uma perspectiva dual, em que você pode ver abaixo e acima da água, e cada aspecto é igualmente tão bonita. Ele adiciona uma nova dimensão para o seu aquapaisagismo".

Microcosmo da natureza ...

James queria explorar o microcosmo da natureza e da maneira que às vezes as menores coisas, menos óbvias e mais discretas na vida podem ser as mais belas e inspiradoras, ainda que muitas vezes possam passar despercebidas. Ele descreve como isso o inspirou a criar este aquapaisagismo, e como as dimensões rasas do Cube Garden 120-F, naturalmente, se doou a um exercício de minuto a minuto. Findley intitula este aquapaisagismo de "Tributário", porque incide sobre o menor elemento do fluxo, e celebra a beleza do que é muitas vezes esquecido.
Este aquapaisagismo é de fato muito incomum e certamente original: um dos elementos mais marcantes deste trabalho é a maneira pela qual James apostou no substrato colocado muito bem em um dos cantos diagonalmente opostos do aquário. Isto ajudou ele a criar a sensação de um afluente, em que o fluxo da água naturalmente empurra o substrato para os lados. Ele optou em colocar o tubo de saída no centro do filete presente para adicionar autenticidade ao aquapaisagismo, e criar o fluxo natural de um afluente.

Soluções em Iluminação ...

Por estes tanques serem muito rasos eles podem facilmente ser iluminado por luzes fluorescentes até mesmo compactas, ou com conjutos como o Solar ADA II, que utilizam menos energia do que os halogenetos de metal.
 
Resumo ...

Estes novos aquários rasos têm uma infinidade de benefícios:
  • Fornecer um novo e excitante desafio
  • É divertido de trabalhar com eles
  • É simples de obter resultados verdadeiramente notáveis
  • Está bem adaptado ao crescimento da planta emergente e formações hardscape interessantes
  • Pode ser iluminada com lâmpadas fluorescentes que utilizam menos energia do que os halogenetos de metal
Link do texto original