domingo, 29 de abril de 2012

Limpando depósitos calcários do aquário

Quem já não teve em seu aquário normalmente com águas alcalinas aquelas marcas brancas nos tubos do filtro, na bomba e principalmente nos vidros. Pois é pessoal, para retirarmos essas manchas é por força mecânica - esfregando com buchinha ou uma lâmina - que pode arranhar a superfício ou utilizando produtos químicos, mas o problema dos produtos químicos como a água sanitária são tóxicos principalmente à fauna do aquário.

Mas nossos problemas com essas reservas calcárias em nossos aquários tem uma solução que não danifica mas deve ser utilizada com prudência. Para remover essas manchas brancas podemos remover com LIMÃO.

Veja o artigo da Sunshine Piscicultura sobre como remover estes depósitos calcários.

Um problema bastante comum que ocorre na faixa superior onde a superfície da água fica oscilando constantemente devido a evaporação e reposição de água dos aquários para quem possui aquários em regiões que tem água com bastante reserva alcalina, é a que chamamos de "zona de deposição". Elas deixam um faixa de resíduos calcários que se depositam e dificilmente saem com abrasivos que acabam por riscar o vidro, e com o tempo mesmo que deposição seja removida ficam os riscos provocados pelos abrasivos usados.

Na tentativa de remoção tentei achar acidos que em geral são usados em limpeza domestica, mas com o aparecimento de atos de vandalismo e agressões a pessoas nas ruas com esses produtos eles acabaram sendo proibidos ou tendo sua comercilaização controladas ... e por mais que tentasse não encontrei nada à venda, e foi ai que me lembrei que limões, em especial o "limão Galego" tem um pH bastante ácido, e que por acaso tenho 2 pés dele por aqui (detalhe: comprei essas mudas com o nome de limão taiti, pois os galegos originais estavam sendo proibidos (também) devido a suscetibilidade ao cancro citrico). Incrível, em deposições recentes, basta pegar meio limão e esfreg
á-lo na parte manchada e aguardar alguns minutos, e lavar com um pouco de água (que pode cair na água do aquário) e pronto....tudo limpinho de novo.

Veja no caso abaixo em paludário onde o respingo constante de água da cascata provoca essa horrivel imagem que não permite ver o seu interior...ou seja perde a graça.





 Depois de uma passadinha de limão - nesse caso a limpeza é feita regularmente - vejam a diferença (há uma imagem fantasma na foto mas é o reflexo da claridade da porta que estava aberta, e não deposição)



Em aquários onde há tempos não se efetua a limpeza, o trabalho tem que ser mais persistente e demorado, pois temos que ir repetindo as aplicações de limão, pois as camadas são removidas sucessivamente, e assim o ideal é passar inicialmente uma dose generosa, e a cada quase secagem reaplicar nova esfregação...e sempre usando o próprio limão como bucha....até que após bastante repetições o vidro fica limpo....é preciso ter paciência pois a remoção é mais lenta, mas fica limpo.


e depois de várias aplicações ...


Espero que esta dica simples colabore para que seu aquário fique com outra aparência, e teste ai na sua região qual limão funciona melhor, pois todos possuem bastante acidez, embora uns mais que outros.

Limpeza além dos vidros

Limpeza de bomba submersa que ficou sofrendo deposições calcarias em agua salobra, por 8 anos.

Foto da bomba antes do tratamento









Durante o tratamento com caldo de limão, notem a espuma que a reação quimica provocou ...  










Após 3 dias reagindo ... dá até para ler a marca da bomba e potência de novo...e tudo isso sem nenhum tratamento de esfregar ou retirar a crosta, se limpou sòzinha, isto é com um limãozinho, hehehe!

E ai temos mais uma solução bastante natural.....

Limpando manchas marrons

Alguns aquarios, com o passar do tempo criam um filme marron avermelhado nos vidros, que mesmo sob fricção com esponjas de aço não saem
Coletei por raspagens para ver se identificava alguma alga mas ao microscopio nada achei nada que se parecesse a algas, ou qualquer organismo vivo, e me surgiu a ideia de ser uma precipitação de metal ferroso, e assim testei com sucesso o uso de ácido oxalico (semorin- usado para tirar ferrugem) umidecendo um papel toalha bem dobrado, e milagorasamente as manchas desaparecem quando esfregadas e sua cor fica no papel toalha. 

______________

Fonte: Sunshine Piscicultura