segunda-feira, 7 de maio de 2012

Poecilia reticulata


Nome científico: Poecilia reticulata
Nome popular (in): Guppy
Nome popular (pt-br): Lebiste

Família: Poeciliidae
Distribuição geográfica: América do Sul (Bacia Amazônica)
Comportamento: Peixe pacífico
Tamanho adulto: 6 cm
pH: 7,0 a 8,0
Temperatura: 18 a 28 °C
Diformismo sexual: O macho é menor, possui a nadadeira caudal mais desenvolvida e a nadadeira anal é modificada em forma de gonopódio.
Aquário mínimo recomendado: 40 litros
Alimentação: Ração, patê, artêmia salina, branchonetas, tubifex, algas, etc.
Caracteríticas: Os machos são menores que as fêmeas, possuem a nadadeira anal modificada em forma de gonopódio - órgão sexual - e a nadadeira caudal mais desenvolvida que a das fêmeas. Outras espécies de peixes costumam beliscar a cauda nos machos, portanto atente-se às espécies que serão colocadas com ele. É uma espécie sexualmente ativa, na proporção 1:1 o macho acaba estressando a fêmea por conta de sua insaciável vontade de namorar, por isso, costuma-se colocar de 2 a 4 fêmeas para cada macho. Entre os machos podem haver disputas pelas fêmeas do ambiente.
As fêmeas costumam armazemar o espermatozóide dos machos que a fertilizam, por isso não se espante caso você encontre alevinos em seu aquário mesmo tendo somente fêmeas nele.
Reprodução: Ovovivípara, a reprodução em cativeiro é bastante fácil. A fêmea utiliza o espermatozóide que ela mantém armazenado para fecundar os ovos e desenvolve os filhotes dentro dela entre 20 e 30 dias até estarem plenamente formados e os expele. Caso tenha interesse em criar essa espécie é recomendado ter criadouros (encontrado em acrílico em lojas com artigos de aquarismo) ou ter o aquário densamente plantado, pois, os próprios pais podem comer os filhotes.

_____________
Fontes: Portal AqOL e A Era de Aquários